Como escolher uma franquia de lava-rápido
By flipwash - 7 meses ago

Ter o seu próprio negócio é o sonho de todo brasileiro, não é mesmo? Na verdade, não… mas, segundo uma pesquisa de 2017, encomendada pela PayPal, este é o sonho de dois terços do país.

Mas, com tanta gente querendo ser chefe, é preciso ter muito cuidado na hora de escolher o nicho de mercado em que vamos nos enfiar, afinal, abrir seu próprio empreendimento requer investimento financeiro, emocional, e correr riscos, ainda mais num país onde nada é fácil e passa por uma grave crise econômica e institucional.

 

1. Segurança é fundamental

 

Uma das saídas mais seguras é a escolha de uma franquia, uma vez que os riscos são divididos entre o franqueado e a empresa matriz e, em muitos casos, a empresa que oferece a franquia dá todo o suporte necessário para o franqueado, sem contar que o modelo de negócio já está estabelecido e comprovado.

Porém, a segurança de um suporte pode não valer de nada se você não estiver preparado. E se você escolher atuar num nicho em que o mercado está se retraindo, ou sendo visto com maus olhos? É um tiro no pé e perda de investimento na certa!

Então, vamos pensar num mercado que, historicamente, não para de crescer no Brasil, o de serviços para automóveis.

Segundo matéria do portal de notícias G1, o primeiro semestre de 2018 teve crescimento de mais de 14% nas vendas de automóveis, o que significa que o mercado para produtos e serviços voltados para veículos tende a acompanhar este crescimento.

 

2. Fique atento às tendências

 

Mas, se você focar apenas no nicho, pode acabar sendo pego de surpresa por tendências mais amplas e, quando pensamos em lavagem de carro, a imagem que vem à mente é aquele lava rápido com os rolos gigantes ensaboando carros e litros e mais litros d’água se esvaindo… e isso vai contra a tendência atual de proteção do meio ambientee, se você for de São Paulo, ainda está fresca na memória a lembrança da recente crise hídrica da capital paulista.

Assim, é bom ficar de olho nas opções de lava rápido a seco, ou ecológicas,que, além do serviço de limpeza e higienização, se atenta ao meio ambiente e agrega ao seu negócio um valor que está cada vez mais alinhado à sustentabilidade, o que tende a atrair clientes.

 

3. Vá além e potencialize seu negócio

 

Outro ponto importante para ficar atento, é a possibilidade de oferecer mais ao seu cliente e uma franquia de respeito dificilmente oferece apenas seu serviço principal.

É fundamental fidelizar o seu cliente e isso fica mais fácil quando se oferece serviços variados e específicos.

Pense que o cliente do seu lava-rápido foi só dar aquela limpada básica no carro, mas você identifica que, por baixo do capô, a situação é crítica e se você oferecer a lavagem de motor, vai ter um cliente ainda mais satisfeito!

O mesmo vale para produtos que ajudem o cliente a fazer a manutenção do seu serviço sem ter que ir à sua loja constantemente, então, se você tiver uma parceria com empresas de produtos de limpeza para vidros, interior, pneus, etc, com certeza vai mostrar ao consumidor dos seus serviços que você pensa em todos os detalhes, além de faturar na venda destes produtos.

 

4. Fique atento aos modelos de negócio e possibilidades de expansão

 

Um fator importantíssimo na hora de escolher sua franquia de lava-rápido são os modelos de negócio que o franqueador oferece.

Ele está dentro das suas possibilidades? Será possível expandir em caso de sucesso? Qual o investimento necessário?

Se o franqueador oferece diferentes modelos de negócio, ele já pensou nisso por você, o que mostra que ele acredita no que oferece e está pronto para te apoiar na sua jornada como parceiro. E parceria é fundamental!

 

5. Franquia é parceria, e suporte não é opção

 

Já que falamos de parceria, pesquise sobre o suporte que seu franqueador oferece. Nada pior do que pagar pelo direito de utilizar uma marca e um serviço customizado, mas não ter nenhum apoio na hora de desenvolver o negócio.

Se o franqueador não oferece este apoio, ele não liga muito para seus parceiros e não desenvolveu seu modelo de negócio de forma a fazê-lo crescer, então, fique atento a alguns pontos importantes.

  •     O franqueador oferece treinamento e manual para desenvolver o negócio?
  •     suporte ágil e eficiente para os franqueados?
  •     Existe um plano de marketing que garanta que todos os franqueados estejam alinhados e sejam parceiros e não concorrentes, garantindo que a marca seja realmente conhecida pelo foco na qualidade e no cliente?
  •     O franqueador oferece apoio constante e está presente para garantir a qualidade e oferecer auxílio ao seu negócio?
  •     O negócio oferece apoio de gestão, com modelos de documentos ou softwares que garantam o sucesso do seu investimento?

 

6. O negócio é bom, mas nada cai do céu

 

Em termos gerais, um lava rápido a seco é uma ótima possibilidade de negócio, mas como todo empreendimento, é necessário que você invista mais do que dinheiro e suor. Você precisa entender as suas possibilidades e buscar a opção que melhor se adeque à sua realidade.

Pesquisar e conhecer o franqueador e o que ele oferece antes de tomar a decisão é um passo que não deve ser deixado de lado!

Se você já se decidiu pelo mercado de lavagem de carros a seco, e quer um modelo de negócio sólido que potencialize suas chances de sucesso, gaste a sola do sapato, ou as pontas dos dedos no teclado, e pesquise bem antes de decidir com quem vai fechar uma parceria!

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