lavagem ecológica
Lavagem a seco: Você realmente sabe o que é?
By flipwash - 9 meses ago

Se você chegou a este artigo é porque você curte automóveis e se preocupa com seu carro, afinal de contas, além de um investimento financeiro, muitas vezes, criamos laços afetivos com nossos carros, não é mesmo?

E um dos principais cuidados que temos com nossos veículos é o de mantê-los sempre limpos, bonitos, sem marcas, cheiros, nada que possa deixá-lo menos bonito ou danificá-lo.

É aí que vem aquele dilema… como e onde lavar o meu carro?

As lavagens convencionais de postos de gasolina nunca fazem jus ao nosso carro, deixando manchas, fiapos de pano, e até arranhando a pintura em casos mais extremos, sem contar o desperdício absurdo de água! E, convenhamos, raramente a lavagem tira as sujeiras mais difíceis, principalmente após uma viagem.

Lavar o carro em casa também não é uma opção muito prática, sem contar que acaba levando muito tempo e nem sempre temos o espaço adequado para evitar problemas, ou fazer a limpeza interna de forma adequada.

A solução para esses problemas é a lavagem a seco, que tem custo similar à comum, pode ser bem mais rápida e, com certeza tira as sujeiras mais difíceis, como lama e cocôs de passarinhos.

Você conhece este tipo de higienização de veículos?

Dê uma olhada nas opções

Lavagem a vapor

Não é exatamente uma lavagem a seco, mas a economia em água é gigantesca, reduzindo de aproximadamente 300L de água para 2L.
Consiste em utilizar vapor pressurizado para amolecer e retirar gorduras e sujeiras, inclusive limpando cantos difíceis de alcançar. Também não utiliza produtos químicos, o que ajuda a preservar a pintura.
Porém, tem custo elevado e é bem mais demorada. Se for realizada a lavagem de interior, pode danificar partes do veículo que sejam coladas, uma vez que a alta temperatura amolece a cola e, no caso de estofados e tetos, a sujeira pode atravessar o tecido e se alojar nas espumas.

Lavagem a seco comum

Se você achou a economia de água da lavagem a vapor um grande diferencial, a lavagem a seco comum é ainda melhor, gastando em torno de 500ml, ou seja, pouco mais que uma lata de refrigerante!
Utiliza produtos químicos específicos e panos para a remoção de sujeiras e pode ser realizada no interior do veículo.
Outro ponto positivo é que pode ser realizada em casa adquirindo os produtos certos.
O grande ponto negativo é no caso de carros extremamente sujos, uma vez que a sujeira e detritos podem danificar a pintura e lataria do carro, o que, com certeza não é desejável.

Lavagem Pressurizada

Vamos ser diretos. Não usa água. Nem 300L, nem 2L, nem xícara de água. O processo é realizado com ar comprimido e cera de carnaúba, aplicados na proporção ideal, para remover a sujeira e dar brilho ao carro de uma só vez.
O acabamento dura, em média, 30 dias e pode ser realizado nos vidros e interior sem problema nenhum.
Outro ponto positivo é o fato de levar em torno de 30 a 40 minutos para a limpeza.

  

Conheça mais a fundo a lavagem pressurizada!

flipwash