Estética automotiva: Uma ótima oportunidade de negócio para cidades pequenas
By flipwash - 6 meses ago

Apesar de não parecer, já estamos no século XXI há quase 20 anos e, como não poderia deixar de ser, muitas coisas mudaram, incluindo o conceito de que cidade pequena, ou do interior, são áreas pouco urbanizadas e com pouca demanda para diferentes tipos de serviços, incluindo de estética automotiva, e é sobre o grande potencial de negócio das pequenas cidades que vamos falar neste artigo.

 

Os carros dominaram o país

 

É fácil perceber que o mercado automotivo tomou conta do país, independente da região ou dos centros urbanos, inclusive com relação a veículos multiserviço, como picapes e caminhonetes, veículos compactos e com grande espaço interior, e isso reduziu a diferença entre grandes e pequenos centros urbanos no que diz respeito à importância e número de automóveis.

 

Atualmente, a frota nacional já conta mais de 65 milhões de veículos, chegando a 1 automóvel para cada 4 habitantes! Este número impressiona e mostra a importância do mercado automotivo nacional, e indica a crescente necessidade de serviços para manutenção e conservação destes carros.

 

Frota de cidades pequenas crescem mais

 

Não é segredo nenhum que as grandes cidades são dominadas por veículos, e o número cresce a cada ano, mas se ficarmos focados apenas neste mercado, perderemos grandes oportunidades de empreender em lugares onde, apesar do número total de carros ser menor, o crescimento é muito maior e, consequentemente, a demanda por serviços que atenda este crescimento.

 

Segundo a Anfavea, quanto menor o município, maior o crescimento da frota, o que representa uma ótima oportunidade para negócios que ofereçam produtos e serviços para conservação e manutenção de automóveis para este mercado que só aumenta.

 

Fator novidade é diferencial positivo

 

Um importante fator a levar em consideração quando se pensa em abrir um negócio é oferecer algo único, algo novo, que traga alguma transformação para o seu público, e isso é potencializado quando pensamos em pequenos municípios, uma vez que, em muitos casos, eles são deixados de lado.

 

E essa é uma grande oportunidade de oferecer algo inovador e com pouca concorrência, o que ajuda a fazer seu negócio conhecido e ajuda a cativar seus clientes.

 

Atenção aos detalhes é a chave do sucesso

 

Fique atento a alguns detalhes que indicam os potenciais das pequenas cidades para o seu tipo de negócio, como demanda para o serviço, clima, ambiente, estrutura e qualquer indicador que mostre que você está trazendo algo de valor para o local, afinal, “vender areia na praia” não tem futuro.

 

Pense em cidades do interior, com grande produção rural, onde veículos circulam por estradas de terra, fazendas, sítios, ou cidades litorâneas, onde a umidade e maresia podem sujar e danificar a pintura de veículos.

 

Assim, é preciso sempre ficar atento às oportunidades que a localização traz para o seu negócio e os benefícios que seu negócio traz para a localidade e apresente algo novo, e isso fica mais fácil quando saímos do circuito de maior visibilidade, que já está saturado, e olhamos para mercados crescentes e muitas vezes negligenciado pela indústria.

 

Assista ao vídeo de Thomas, franqueado de Amparo

 

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